Uncategorized

UNIOESTE – TOLEDO

O processo de criação da primeira instituição de Ensino Superior teve o envolvimento de toda comunidade como representantes políticos, sociedade civil organizada, militares, lideranças políticas e eclesiásticas.

Segundo os documentos da época, a primeira ação mais efetiva aconteceu no dia 27 de dezembro de 1979, com a assembleia geral de constituição da Faculdade de Filosofia de Toledo

A implantação seria por um convênio entre a Prefeitura e a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). A proposta inicial seria a criação de três faculdades: Filosofia, Economia e Direito.

 

 

A Unioeste Campus Toledo me propiciou, além de uma experiência de graduação humana e de qualidade, amigos queridos que carrego por onde for e oportunidades de expressar minha arte no decorrer do meu curso. (Memórias de Sara Holtz)

 

Em 22 de janeiro de 1980 era oficializada a Fundação Municipal do Ensino Superior de Toledo (FUMEST), mantenedora da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (Facitol), como ficou titulada a faculdade municipal.

Uma grande conquista da comunidade toledana. Universidade em que frequentei turmas de 2 cursos: Ciências Econômicas e Ciências Sociais. (Memórias de Rodrigo Priesnitz)

Os primeiros cursos criados foram Filosofia e Ciências Econômicas. No vestibular de setembro de 1980, foram ofertadas 75 vagas para o primeiro curso e 65 para o outro

A participação das igrejas Católica e Evangélica de Confissão Luterana foi fundamental pela necessidade de ter um corpo de professores altamente habilitado”, lembra o ex-secretário geral da Facitol, Flávio Vendelino Scherer.

 

 

Espaço acadêmico do qual faço parte, espaço este que possibilita as pessoas periféricas ingresso na Universidade e realização de uma graduação. (Memórias de Alex Oliveira)

“Embora tivéssemos aprovação da maior parte da comunidade, o único curso de economia da região e o curso de filosofia mais conceituado do Paraná, havia uma parcela da sociedade que tinha uma cobrança e crítica política. No dia da autorização da Facitol fizemos uma comemoração na Praça da Cultura e jogaram tomates e ovos na gente, dizendo que seria uma “escolinha Walita”, sem qualidade. Isso nos motivou e desafiou ainda mais”, recorda Scherer.

Sem dúvida a Unioeste Campus Toledo faz uma parte muito importante da minha história. Além de fazer a graduação de alta qualidade em filosofia, participei da luta estudantil para melhores condições de trabalho e estudo para a comunidade desse Campus, do fervo cultural que rolava nas instalações da universidade no início dos anos 2000, da representação estudantil junto a docentes, técnicos e autoridades…e, mais importante, fiz amigos para a vida!!!!!!! (Sara)

 

 

O conjunto de salas de aula da sede foi construído em apenas 60 dia, ao custo de 10 milhões de cruzados e possuía 853 metros quadrados.

Dos 10 milhões, cerca de três foram arrecadados junto à comunidade e empresas e a complementação pela Prefeitura

Mais tarde, houve o movimento de união das faculdades municipais da região Oeste e em 1986 foi criada a Unioeste como Fundação Federação Estadual, no ano seguinte o Governo do Estado a transformou em Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná e finalmente em 23 de dezembro de 1994 a Unioeste é então reconhecida como uma universidade, a primeira multicampi do Paraná.

 

 

“Com a faculdade consolidada e perspectivas de crescimento, surgiu a necessidade de unir-se com as demais faculdades da região: Cascavel, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon. A ideia inicial era de federalizá-las

Em 1986, foi criada a Fundação Federação Estadual de Instituições de Ensino Superior do Oeste do Paraná. Posteriormente o governo do Estado assumiu, passando então para Fundação Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

 

 

Fontes: http://paranamais.com.br/post/173/Da+Facitol+a+Unioeste%2C+uma+historia+de+persistencia+e+uniao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.