SOBRE

O HisTOOrias é um projeto que propõe uma alternativa metodológica para o ensino de história, a partir da Educação Patrimonial. A intenção é a divulgação e popularização da história local por meio da linguagem digital disposta nos Lugares de Memórias e monumentos de cidade, proporcionando o diálogo entre o saber escolar, as memórias coletivas e os espaços públicos.

O projeto é fruto da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), sendo desenvolvido pioneiramente no município de Toledo, sob coordenação do Prof. Esp. Giovani Marcos Bernini (SEED) e orientação do Prof. Dr. Jorge Pagliarini Jr (UNESPAR).

Contou com o apoio da Prefeitura Municipal e com a participação dos alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Antônio José Reis (CEAJOR), que formaram o grupo de estudos responsável pela pesquisa e formatação do blog.

Propõe, portanto, facilitar a aprendizagem histórica por meio simbiose entre pesquisa, educação patrimonial, história digital e história pública.

O conteúdo disponível no blog é fruto da pesquisas em livros, jornais, arquivos fotográficos, biografias e trabalhos acadêmicos.